Apresentação

O IV Encontro Systemics Across Languages – SAL: Contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional para o ensino de línguas e análise do discurso tem como finalidade a discussão dos resultados das pesquisas desenvolvidas no país sobre a descrição dos sistemas gramaticais das metafunções da linguagem nos diferentes registros da língua e a realização de minicursos sobre a estrutura dos gêneros e a ontogênese da escrita.

O Projeto Internacional Systemic Across Languages é coordenado por Christian Matthiessen – Hong Kong Politechnic University – e por mim, Leila Barbara – PUCSP, que estou sediando este IV Encontro; note-se que C. Matthiessen é um dos maiores especialistas do mundo em Linguística Sistêmico-Funcional, uma teoria social da linguagem criada nos anos 1960 por Michael Halliday que reúne pesquisadores de vários países do mundo para desenvolver pesquisas sobre a estrutura das diferentes línguas e seus registros de uso. No Brasil, o Projeto SAL iniciou-se oficialmente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), em 2006, Christian Matthiessen  e por mim Leila Barbara, a convite de.Matthiessen que entendeu, a partir de seu contato com os outros pesquisadores brasileiros presentes a meu convite para o Congresso que se realizava na PUCSP, que eu estava mais interessada em aumentar o interesse dos Brasileiros pela Teoria Sistêmico –Funcional, por ter claro que é uma teoria com grande potencial de desenvolvimento em contextos onde a maioria dos pesquisadores estão envolvidos em questões de uso de uma teoria capaz de auxiliar pesquisadores com interesse em encontrar uma teoria Linguística com potencial para ensino de línguas e criação de materiais didáticos, mais do que uma teoria cujo objetivo fosse mais de descrição de línguas do que capaz de olhar os fenômenos linguísticos em contextos maiores que envolvessem a meta de poder desvendar a natureza dos textos ou criar materiais para ensino de línguas para aprender línguas, De fato, naquela ocasião esse potencial aplicável já estava razoavelmente claro para mim, bem como o reconhecimento de que muitos acadêmicos partilhavam desse interesse.pesquisadora da área de Linguistica aplicada note-se que minha atuação em cursos de pós-graduação formadores de professores e de professores-formadores. é uma das pioneiras do estudo da Linguística Sistêmico-Funcional no Brasil, com muitas publicações na área, e a coordenadora brasileira do Projeto SAL-Brasil, que conta atualmente com a participação de vários pesquisadores nas universidades brasileiras. Os membros do Projeto SAL-Brasil se reúnem periodicamente, pelo menos, duas vezes ao ano para discutir os resultados de suas pesquisas, novas pesquisas, publicações e o engajamento de novos pesquisadores regionais.

Com os desdobramentos da pesquisa na área da descrição linguística e do ensino dos gêneros e com a adesão de vários pesquisadores de outros estados ao grupo, surgiu a necessidade de encontros nacionais. O primeiro encontro nacional ocorreu na PUC-São Paulo, em 2011, e contou com a presença internacional de Christian Matthiessen. O segundo encontro nacional ocorreu em 2012 na Universidade Federal de Santa Maria e contou com a participação externa de Carlos Gouveia. O terceiro encontro nacional ocorreu em 2014 na Universidade de Brasília com a participação externa de Geoff Thompson e Carlos Gouveia. Agora, na quarta edição do evento as Professoras Edna Muniz da Silva, Maria Otília Guimarães Ninin e Sara Regina Scotta Cabral serão nossas palestrantes convidadas . Além de questões relacionadas aos sistemas gramaticais das línguas, as especialistas irão focar a aplicação da Linguística Sistêmico-Funcional ao ensino da língua materna, vertente muito bem sucedida nas escolas australianas e europeias. Um dos objetivos desse evento é planejar a aplicação em algumas escolas-piloto no Brasil. Além disso, o IV Encontro SAL-Brasil se propõe a divulgar o conhecimento aplicado da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) a professores e estudantes universitários, de ensino fundamental e médio do Distrito Federal, possibilitando-lhes acesso a essa área da linguística especialmente útil à aplicação tanto no ensino da língua quanto da linguagem.





Profa. Dra. Leila Barbara
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo


       Possui graduação em Letras Anglo Germânicas-(1960) e doutorado em Letras Inglês(1971) pela PUC/SP. Atualmente é professora titular da PUCSP com estágios de pós doutorados mais longos em Reading e Liverpool (Inglaterra) e Lisboa. Tem experiência em várias áreas da Linguística. Dedica se a Linguística sistêmico funcional e utiliza metodologia da linguística de corpus, pesquisando principalmente questões relacionadas a usos de linguagem e gêneros de interesse para o desenvolvimento de cidadãos para a vida e para o trabalho, com ênfase em descrição do português do Brasil. Portanto atua principalmente em áreas de interesse da linguística aplicada,análise do discurso, linguagem dos meios de comunicação e linguagem do trabalho.